©2018 Arquitetura do Pensar

Siga-nos nas redes sociais!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

O que é Terapia Cognitiva?

28 Jul 2018

"Os transtornos emocionais de fato são transtornos cognitivos"
- Aron Beck

 

A terapia Cognitiva é forma de psicoterapia desenvolvida por Aaron Beck na década de 60. Inicialmente o tratamento está baseado em uma conceituação ou compreensão de cada paciente (sua crença específica e padrões de comportamento). O terapeuta procura produzir de várias formas uma mudança cognitiva no sistema de crença do paciente – para produzir mudança emocional e comportamental duradoura.

 

A terapia Cognitiva considera que a forma como lidamos ou reagimos à determinada situação ou evento é diretamente influenciada pela interpretação que damos. Ao interpretar as situações do cotidiano encontram-se certos padrões de pensamento. Esses padrões, quando muito rígidos, tornam a pessoa disfuncional em sua vida e relacionamentos. Terapeuta e paciente irão atuar numa colaboração continua para identificação e resolução dos problemas do aqui e agora.

 

As características importantes da TC são as seguintes: Breve, o que pressupõe um trabalho de no máximo seis meses em casos padrões é psicoeducativa, ou seja, o paciente aprende a lidar com seu processo cognitivo como terapeuta de si mesmo. É focada na queixa do paciente. Essas e outras características fazem da TC uma abordagem atual e muito indicada entre a comunidade médica e de saúde por seus resultados.

 

Enfim, dentro da TC buscamos auxiliar o paciente a pensar de maneira mais flexível, abrangente, para que ele possa desconstruir pensamentos disfuncionais e desenvolver novas habilidades cognitivas de questionar suas crenças e assim, ter um olhar mais realista da vida, do mundo e do futuro.

 

Espero ter contribuído para que possa fazer sua escolha de terapia e ser bem sucedido naquilo que queira superar.

 

Abraços, 
Psi. Keila Calil

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload